Estado de Alagoas

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Novembro PROJETO CEASA SOLIDÁRIA COMPLETA UM MÊS
03/11/2021 - 10h41m

PROJETO CEASA SOLIDÁRIA COMPLETA UM MÊS

Parceria Ideral |CEASA já garantiu 12 mil quilos de alimentos a pessoas carentes Por Fabíola Aguiar

PROJETO CEASA SOLIDÁRIA COMPLETA UM MÊS

Desde o início de Outrubro de 2021, O Ideral – Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas, em parceria com a Associação de Comerciantes da Ceasa e a CDA- Instituição de Maceió, formada por presidentes de várias associações que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social, lançaram o projeto CEASA SOLIDÁRIA.

Trata-se da coleta diária de sobras de alimentos doadas pelos comerciantes da Ceasa Alagoas e que posteriormente são transformadas em sopas, caldos, bolos, doces, salgados e temperos para serem distribuídos a famílias carentes assistidas por 32 instituições cadastradas pela CDA.

O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan)- https://pesquisassan.net.br/historico/, indicou que em 2020, cerca de 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar.   A pesquisa estima que 55,2% dos lares brasileiros, ou seja, 116,8 milhões de pessoas,conviveram com algum grau de insegurança alimentar e 9% deles vivenciaram insegurança alimentar grave.

As informações acima foram essenciais para a união de forças e criação do projeto CEASA SOLIDÁRIA. Diariamente, os voluntários do projeto que estão uniformizados, percorrem os boxes e áreas dos comerciantes que já estão orientados a ajudar e tem um papel extremamente importante no trabalho.

Cerca de 32 instituições que ajudam famílias pobres, tanto na parte alta quanto baixa de Maceió foram cadastradas. E por sistema de rodízio, realizam a coleta das sobras. Somente no mês de outubro/21, primeiro mês do projeto, mais de 12 mil quilos de alimentos foram coletados pelos voluntários e representantes das instituições. 

De acordo com Agnaldo, Presidente da Associação dos Comerciantes da Ceasa Alagoas, essa união de forças representa um alento e a garantia de alimento na mesa. “A gente tem tentado minimizar o sofrimento dos menos favorecidos. E hoje a gente tem essa consciência forte e ta sendo muito importante está junto do Ideral nesse projeto”.

Diariamente, os voluntários coletam abóbora, tomate, pimentão, cebola, frutas como banana, maçã, goiaba, manga , laranja e muitas outras.

“A gente foi atrás das instituições que ajudam famílias, e nos vimos sensibilizados a ajudar e contribuir com todas elas. Os comerciantes abraçaram a idéia e começaram a separar as sobras que matam a fome de muita gente”, afirma a Presidente do Ideral Jully Beltrão. 

Vale ressaltar que, outras ações de apoio e combate a fome estão sendo estudadas pelo Ideral e seus parceiros.

Ações do documento